Contação de história


A importância de se contar e se ouvir história.

As histórias são importantes geradoras de conhecimento e de autoconhecimento.
Desde os primórdios da humanidade os mais velhos contam histórias aos mais novos, passando toda sua sabedoria, conhecimento, experiência e cultura, de uma geração para outra. Portanto as histórias educam, já que são importantes transmissoras de valores, de comportamentos e ajudam encontrar um significado para nossas vidas. Além disso, funciona como estímulo da imaginação, da criação, da atenção e incentivo ao gosto pela leitura.
Para mostrar o quão importante pode ser uma história, nada melhor que usar uma:
“Sempre que uma catástrofe visitava seu povo, o velho homem da aldeia dirigia-se para um determinado lugar da floresta e, lá, ele fazia uma fogueira sagrada, e lá ele dizia uma oração especial e o infortúnio era assim evitado desaparecendo daquele povo. Longos anos se passaram e foi sempre assim. Um dia este homem morreu e esta tarefa coube a outro homem que o sucedeu, e sempre que um infortúnio visitava seu povo, ele conhecia tanto o caminho para floresta quanto a oração especial, mas não sabia como acender a fogueira sagrada. Mesmo assim a catástrofe os deixava. Assim foi durante longos anos. Tempos depois a responsabilidade recaiu a um terceiro homem que conhecia o caminho para floresta, mas não sabia fazer a fogueira sagrada e não sabia dizer a oração especial, e, mesmo assim, seu conhecimento era suficiente para evitar o infortúnio. Um dia este homem morreu e em seu lugar ficou outro homem que não conhecia o caminho para a floresta, não sabia fazer a fogueira sagrada e não sabia dizer a oração especial. Tudo o que ele sabia era contar as histórias de seus antecessores. Mas isso era o suficiente!” (“O Narrador”, in GIORDANO)
Como se pode observar, as histórias tem um poder, pois tocam o coração, falam à alma das pessoas, confortam e curam. Isto porque quando se ouve uma história a pessoa se identifica com alguns personagens, sente como se estivesse vivendo esta história, havendo um encantamento e acolhimento da sua própria história de vida.
A história também é uma forma de entretenimento, de experiência da fantasia e de despertar o interesse para se conhecer outras histórias.

Para quem contar?

Para pessoas de qualquer idade.
As crianças de até 3 anos, aproximadamente, gostam de histórias curtas e ritmadas, as histórias cantadas.
A medida que as crianças vão crescendo,a concentração vai aumentando e conseguem ouvir e se interessar por histórias mais longas.
Os adultos também gostam de ouvir histórias, pois elas tocam suas emoções, resgatando sua criança interior.


Contadora de histórias, Ilana Galhardi, como Rapunzel, contando a história "A princesa que tudo via."

Contação de história no evento de Dia das Crianças na Casa Espírita de Amor e Luz.

Ensinando fazer dobradura de coração.