A cada ano que passa tudo se transforma, seguindo o curso natural da vida. Assim também acontece com o ser humano e as crianças estão aí para nos mostrar isto, basta comparar as crianças de hoje com as de uma ou duas gerações atrás.
Hoje elas mostram-se mais ativas, questionam mais, têm personalidade bem definida, parecem saber bem o que querem e são mais sensíveis. Por isto os adultos muitas vezes se assustam, acham que tem algo de errado com seus filhos ou alunos.
No entanto, o que falta é ver a criança como um ser único em suas características e completo, com: corpo, mente, sentimento; inserido num ambiente que também influencia sua vida.
A criança precisa ser ouvida com atenção, sentir segurança e afeto. Ela precisa expressar o que sente e o que pensa, expressar também o que seu consciente não revela, devido sua idade. Pois muitas vezes ela não tem estrutura cognitiva nem afetiva para lidar com o que se passa com ela.
É aí que entra a Arteterapia, já que é uma terapia que utiliza o recurso da arte como expressão do que se passa no interior de cada um.
Ao pintar, desenhar, colar, modelar, criar, a criança estará expressando seus sentimentos mais profundos e isto já trará um alívio a ela. Ao observar o resultado e conversar com a terapeuta a criança vai organizando seus pensamentos e sentimentos, tornando-os mais conscientes.
A criança percebe que a sessão de Arteterapia é o espaço dela. Que lá ela será ouvida, poderá se expressar, será respeitada e também aprenderá respeitar os limites, podendo se sentir segura e acolhida. Ela terá um espaço para entrar em contato consigo mesma, se autoconhecer e se aceitar.
A Arteterapia pode ajudar crianças com: dificuldade de aprendizagem, dificuldade de se concentrar, ansiedade, agitação, timidez, baixa autoestima, dificuldade de organização, dificuldade de se relacionar, problemas de comportamento, medos, autocobrança, TDAH. Enfim, qualquer problema de ordem emocional, comportamental ou neurológica.
Ps.: Esta matéria saiu no Mexa-se!
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
sábado, 9 de fevereiro de 2013
Cherry Plum
CHERRY PLUM - Floral de BACH fortalecemos a serenidade a tranqüilidade e a Paz interior, o contato da Alma com o Corpo Físico, para ele seguir seu caminho e receber toda Luz necessária para o Equilíbrio.
Paz e Harmonia no nosso Trabalho. (in Potal Floral)
O Cherry Plum é indicado para quem tem um medo desesperador, medo de perder o controle, impulsividade repentina, tensão interior e compulsões. Para todo tipo de perda de controle: esfincteres, alimentação, ímperos de raiva, violência, conduta irracional.
O floral traz: autocontrole, coragem, serenidade, calma, clareza, tranquilidade.
Atenção : É importante sempre consultar um Terapeuta Floral, pois ele saberá como combinar as essências melhores para cada caso e pessoa!
Assinar:
Postagens (Atom)